Presidente do CEE/PR participa de Audiência Pública na ALEP sobre Segurança nas Escolas 03/05/2023 - 15:57
O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Conselheiro João Carlos Gomes, participou da audiência pública sobre a segurança nas escolas do Estado, ocorrida no dia 25 de abril de 2023, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), com o tema "Violência e Segurança nas Escolas: prevenção e combate". O evento teve como objetivo reunir especialistas, educadores, alunos e pais para debater soluções para garantir um ambiente mais seguro e protegido para todos.
Durante a audiência, foi destacada a importância da criação de políticas públicas de prevenção e combate à violência nas escolas. Especialistas afirmaram que é necessário um investimento em estratégias que envolvam a comunidade escolar como um todo, incluindo professores, funcionários, pais e alunos.
Além disso, foi ressaltada a necessidade de medidas específicas, como a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos, contratação de vigilantes e criação de protocolos de segurança. Foram apresentados, também, dados alarmantes sobre casos de violência nas escolas do Paraná, como agressões físicas e verbais, bullying e casos de roubo.
Os participantes da audiência destacaram, ainda, a importância da educação e da conscientização como ferramentas para prevenção da violência e construção de uma cultura de paz dentro das escolas. A falta de diálogo e o isolamento dos alunos foram apontados como fatores que contribuem para a proliferação da violência no ambiente escolar.
A audiência pública é uma iniciativa das Comissões de Educação, Cultura e Esporte; de Segurança Pública; e da Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa do Paraná, e contou com a participação de autoridades, representantes de entidades como o Ministério Público e a Secretaria de Estado da Educação, pais e professores. A partir desse debate técnico com representantes da Segurança Pública e da Educação, espera-se que novas propostas de soluções sejam apresentadas para garantir um ambiente seguro e saudável para alunos, professores e funcionários das escolas paranaenses.
Com o último caso de violência brutal ocorrido em uma escola do município de Blumenau (SC), o temor da comunidade motivou a apresentação de iniciativas legislativas direcionadas no fortalecimento da segurança. Uma série de ações tomadas pelos parlamentares resultou em 11 projetos de lei, com vários autores, cada um trazendo uma abordagem relevante e indicando algum tipo de solução.
Em seu discurso na tribuna da ALEP, o Presidente do CEE/PR, Conselheiro João Carlos Gomes, destacou que a segurança pública é um dever do Estado e direito de todos. “O tripé da segurança nas escolas é o estado, a comunidade escolar e a família. Assim, é importante o envolvimento de todos”, afirmou. Diante disso, sugeriu que fosse realizada uma campanha estadual para fazer com que a comunidade se mova na questão de segurança pública nas escolas, pois este é processo educativo em sua concepção.
Salientou, ainda, a relevância do pacote de ações anunciado pelo Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, para tratar da segurança nas escolas do Paraná e disse que “a realização da audiência pública é de suma importância para ouvir a sociedade e alinhar os projetos de lei da ALEP às necessidades emergentes da comunidade escolar paranaense”.