Presidente do CEE/PR participa de Reunião do CNE que tratou da Educação Integral 20/03/2024 - 15:36

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), João Carlos Gomes, participou da reunião no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília, no dia 14 de março de 2024, a qual abordou as políticas de Educação Integral em Tempo Integral. A reunião aconteceu de forma síncrona, fato que permitiu que os Conselheiros e assessores da Câmara da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CEIF), da Câmara do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (CEMEP) e da Câmara da Educação Superior (CES) participassem de modo virtual.

A Educação Integral em Tempo Integral é uma política educacional que visa oferecer aos estudantes uma formação mais abrangente e completa, que vai além do ensino tradicional em sala de aula. Isso significa proporcionar aos alunos atividades extracurriculares, projetos interdisciplinares, oficinas e outras oportunidades de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento global de cada indivíduo.

Com esse modelo de educação, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades socioemocionais, criativas, esportivas e culturais, além de fortalecer o contato com a comunidade e ampliar suas perspectivas de futuro. Isso se traduz em um ensino mais completo e alinhado com as demandas da sociedade contemporânea. Além disso, a Educação Integral em Tempo Integral contribui para reduzir a evasão escolar, melhorar os índices de aprendizagem e promover a inclusão social.

Diversos países ao redor do mundo têm adotado políticas de Educação Integral em Tempo Integral como forma de melhorar a qualidade da educação e combater a desigualdade social. No Brasil, essa abordagem ganhou destaque nos últimos anos, com a implementação de programas voltados à Educação Integral em Tempo Integral.

Dada a importância desse modelo de ensino no Brasil, o Conselho Estadual de Educação do Paraná emitiu a Deliberação n.º 03/2023, que estabelece normas para a implementação da Educação Integral em Tempo Integral nas instituições de Educação Básica que integram o Sistema Estadual de Ensino do Paraná.

Segundo o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, para que as políticas de Educação Integral em Tempo Integral sejam efetivas, é fundamental que haja investimentos adequados em infraestrutura, formação de professores, atividades complementares e parcerias com instituições da sociedade civil. Além disso, é importante garantir a participação dos estudantes, das famílias e da comunidade no processo educativo, promovendo a construção de uma cultura de diálogo e colaboração.