Presidente do CEE/PR participa de Seminário em Brasília 04/12/2023 - 13:16

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), João Carlos Gomes, participou, no dia 23 de novembro, em Brasília, do Seminário Internacional “Qual o papel da educação profissional para a neoindustrialização brasileira”. O evento foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com o Instituto de Educação Profissional da Alemanha (BIBB) e com o Canal Futura.

O evento teve o objetivo de propiciar espaços de reflexão e troca de experiências que permitam analisar os efeitos da transformação digital verde nos setores produtivos, na dinâmica do trabalho e na vida em sociedade sob a perspectiva de seus impactos na Educação Profissional. Neste cenário, o Seminário proporcionou identificar estratégias para potencializar a Educação Profissional em seu relevante papel em prol da produtividade, competividade e desenvolvimento socioeconômico sustentável do país por meio da preparação dos jovens, profissionais do futuro, e da requalificação dos trabalhadores.

Na ocasião, para analisar este cenário e contribuir com as discussões a partir de uma perspectiva internacional, o SENAl realizou o Seminário “International Roadshow 2023 – Tecnologias Digitais n7a Educação Profissional", do Instituto Federal de Educação Profissional da Alemanha (BIBB), que proporcionou uma oportunidade para conhecer boas práticas em tecnologias digitais de educação profissional desenvolvidas na América Latina.

Durante o Seminário, houve o lançamento do novo Instituto Sesi Senai de Tecnologias Educacionais, cuja proposta é atuar como um ambiente colaborativo para promover a inovação na educação, desenvolvendo novas tecnologias educacionais, construindo novas competências para um mercado cada vez mais acelerado, apoiando startups e conectando desafios e soluções.

Para o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, o evento proporcionou a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais de diferentes estados da federação, promovendo a discussão de temas importantes que possibilitam a identificação de desafios e a busca por soluções inovadoras na gestão educacional.