Presidente do CEE/PR participa de evento do CNE 01/12/2023 - 13:11

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), João Carlos Gomes, participou, nos dias 21 e 22 de novembro, em Brasília, do evento “Nova EJA: o futuro da educação no Brasil”, realizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), que contou com a presença de Senadores, Deputados Federais e Conselheiros de Estado da Educação.

Durante o evento, que culminou com a solenidade de assinatura de termo de adesão à política da Nova EJA pelo Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (FONCEDE), foram debatidos os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos estados e a importância de formação continuada de docentes dessa modalidade.

De acordo com o Presidente João Carlos Gomes, há a necessidade de aumento no número de matrículas de EJA para gerar oportunidades no mundo do trabalho. Hoje, 96%  da população brasileira maiores de 18 anos e que não tiveram acesso à educação básica  não está matriculada na EJA. A meta do Plano Nacional de Educação é atingir 25% das matrículas de EJA na forma integrada à Educação Profissional.

Segundo dados apresentados pelo CNE e SESI, menos de 30% dos inscritos na modalidade EJA concluem os estudos no Brasil. Daí a necessidade de certificar as competências que o aluno desenvolveu durante sua trajetória, trabalhar o projeto de vida do estudante e gerar um plano pessoal de estudos.

Para o Gerente de Educação Básica do Departamento Nacional do SESI, Leonardo Lapa Pedreira, o fundamento da metodologia de reconhecimento de saberes é situar o processo para ensino de jovens e adultos trabalhadores a partir do que eles sabem e das competências que desenvolveram ao longo da vida, superando a lógica tradicional do processo de educativo a partir daquilo que os educandos desconhecem.

Na ocasião, o SESI fomentou o compartilhamento de boas práticas entre os estados da federação para o fortalecimento de uma rede de aprendizagem colaborativa e apresentou uma proposta para EJA, com material didático desenvolvido pela entidade para essa modalidade de ensino e Ambiente Virtual de Aprendizagem, que dispõe um banco de questões no modelo do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), além das salas de aula virtuais, com conteúdos, fóruns e atividades gamificadas.

No evento também foi apresentado o “Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA”, que objetiva superar o analfabetismo no país e contribuir para a elevação da escolaridade e qualificação da EJA, por meio da articulação com diversos segmentos da sociedade civil, pactuação com os governos estaduais e municipais e abordagem sistêmica e intersetorial, priorizando as necessidades de cada estudante e enfatizando a qualificação profissional do público com necessidade de trabalhar, bem como o fortalecimento da educação popular.

Dentre os assuntos  abordados, destacou-se o apoio à expansão da EJA com ênfase na alfabetização por meio de modelos diferenciados de oferta, com programas de formação de gestores, professores e sistema de monitoramento e avaliação.