Presidente do CEE/PR participa do 18.º Fórum Estadual da Undime/PR 28/07/2021 - 15:36

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Prof.º João Carlos Gomes participou, de forma online,  do 18º Fórum Estadual Ordinário da Undime/PR, que aconteceu no dia 22 e 23 de julho de 2021, com o tema “Políticas Públicas e Currículo em Tempos de Pandemia”. Concomitantemente à transmissão online a Conselheira titular Clemencia Maria Ferreira Ribas também participou do evento representando o CEE/PR de forma presencial na sede da Undime/PR.

O respectivo Fórum teve à disposição renomados palestrantes, dentre estes o Presidente da Undime-Nacional, Luiz Miguel Garcia, junto a Presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães, e a Presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida, Maria Inês Fini, que debateram a respeito das normas e práticas da educação híbrida em tempos de pandemia, dentro da perspectiva da temática central do Fórum “Políticas Públicas e Currículo em Tempos de Pandemia”.

O Presidente da Undime-Nacional também destacou a grande contribuição da seccional paranaense para a educação do país. “A Presidente da Undime-Paraná, Professora Marli R. Fernandes da Silva, foi referência no processo de construção da Base Nacional Comum Curricular, sendo uma das maiores autoridades brasileiras nesse assunto. Da mesma forma, a Vice-Presidente Márcia Baldini, destacou-se como coordenadora do grupo de trabalho do Ensino Fundamental na Undime-Nacional”, cujas discussões estão culminando na construção de importantes programas de alfabetização.

O Secretário de Educação e do Esporte, Renato Feder, parabenizou a equipe pelo evento, e disse que o “Paraná é destaque no Brasil pela qualidade dos seus Dirigentes Municipais de Educação”. E que o grande desafio desse momento de pandemia é o retorno dos alunos às escolas, que somente será possível, porque 100% dos profissionais de educação estão vacinados. Em 2022, segundo Feder, também pretende-se entregar o programa de reconhecimento facial para as escolas municipais do Paraná, tal fato já é uma realidade nas escolas estaduais. Outro incentivo às escolas municipais será a disponibilidade do Material de apoio ao professor, que terá cerca de 15 slides por aula.

O Secretário Estadual da Saúde, Beto Preto, falou em vídeo encaminhado ao fórum, sobre o avanço da vacinação contra a Covid-19, disse que “os professores foram incluídos entre os grupos de risco e tiveram prioridade na vacinação porque entende que a educação é uma área prioritária para o desenvolvimento de uma nação”.

Durante o evento, o Ministério da Educação (MEC) manifestou-se por meio do Coordenador Geral de Formação de Professores da Educação Básica do MEC, Alexandre Anselmo Guilherme, o qual  afirmou que Ministério da Educação mantém e sempre manterá o diálogo aberto com a Undime, por entender que esta é uma organização fundamental para a educação do país.

No decorrer do Fórum também houve debate sobre as “Avaliações Diagnósticas e Externas do contexto político e pedagógico”. E um bate-papo com o Neuropediatra, Dr. Ícaro Bertechini, e o Psiquiatra, Dr. Fabiano Rosa Agostinho, que contribuíram com reflexões a respeito da saúde mental e competência socioemocional. O Referencial Curricular do Estado do Paraná, igualmente foi discutido com a participação das Secretarias Municipais de Educação de Londrina, Apucarana e Cascavel. Ainda foi apresentada a plataforma Conviva Educação, um ambiente virtual oriundo da iniciativa da Undime para ampliar a visão dos dirigentes ou secretários municipais de educação e suas equipes.

No segundo dia do Fórum, além de palestras, houve eleição para Presidente e Vice-Presidente da Undime, sendo eleita a Conselheira Suplente do CEE/PR, Márcia Aparecida Baldini, como Presidente e a Conselheira Titular Marli Regina Fernandes da Silva, como Vice-Presidente, eleitas para o biênio 2021 a 2023. Ambas são Dirigentes Municipais de Educação, a primeira em Cascavel; e, a segunda, em Apucarana.  O processo eleitoral ocorreu com a inscrição de uma única chapa “União e Fortalecimento da Gestão Municipal” que teve representantes de municípios de pequeno, médio e grande porte.

A nova Presidente da Undime-PR, Marcia Baldini, disse que “a Undime-PR é uma grande equipe de Dirigentes Municipais de Educação que juntos socializam, discutem e dão encaminhamento às politicas educacionais para todos os 399 municípios do Paraná, atendendo todos nas suas especificidades e unidos por uma educação melhor”. Além da eleição da nova diretoria, palestras e debates sobre a educação pública municipal, o Fórum marcou a inauguração da sede própria da instituição, instalada no município de Curitiba. Após 35 anos funcionando em prédio alugado, a Undime-PR comprou sua sede própria, “conquista que só foi possível graças aos associados adimplentes e à doação de empresas que acreditaram no poder da educação para transformar a vida das pessoas”, afirmou a  nova Vice-Presidente eleita,  Marli Regina Fernandes da Silva.

O Professor João Carlos Gomes disse que é “uma enorme satisfação ter duas Conselheiras como Presidente e Vice-Presidente da Unidme, pois no estado do Paraná, dos 399 municípios, somente 20 possuem Conselho Municipal de Educação, os outros 379 estão trabalhando com o CEE/PR, em termos de normatização, autorização e reconhecimento”. Neste contexto, a representação da Undime no Conselho Estadual de Educação é muito importante para o desenvolvimento do trabalho, o qual “deve sempre discutir com todos os atores envolvidos para se ter uma educação de qualidade e democrática, em que o aluno torna-se protagonista de sua história”, afirmou o Presidente do CEE/PR.