Presidente do CEE/PR participa do Seminário de Diretores promovido pela SEED/PR 07/03/2023 - 14:05

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, João Carlos Gomes, e as Conselheiras Silvana Avelar Kaplum e Gilmara Ana Zanatta, que representaram a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, participaram, na cidade de Foz de Iguaçu/PR, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2023, do Seminário de Diretores das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

Estiveram presentes o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, o Secretário de Estado de Educação, Roni Miranda Vieira, o Diretor-Presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), Marcelo Pimentel Bueno e cerca de 2 mil diretores escolares de todo o Paraná, além dos Chefes dos Núcleos Regionais de Educação, coordenadores pedagógicos e demais autoridades. Durante o evento foi anunciado um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões para a revitalização das escolas da rede estadual de ensino. O montante faz parte do programa Escola Bonita, cujos recursos podem ser utilizados pelas gestões escolares para a execução de reformas ou aquisição de equipamentos e mobiliários. O objetivo é garantir que os estudantes e os profissionais da Educação tenham espaços adequados e propícios à aprendizagem e ao convívio da comunidade escolar.

Na ocasião, o Governador destacou que o Paraná tem a melhor educação pública do país, com o primeiro lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e concluiu que “isso é fruto do trabalho de união do Governo do Estado, professores, educadores, pedagogos, diretores e pais, que entenderam esse modelo ousado que estamos implementando na educação, preparando os filhos dos paranaenses para o futuro”.

Ressalta-se também a autonomia dos diretores que podem definir como utilizar os recursos de acordo com as necessidades prioritárias específicas das unidades escolares que gerenciam. As intervenções incluem pinturas, reparos estruturais, melhorias nos espaços comuns, bibliotecas, laboratórios, quadras esportivas e pátios, além de serviços especializados de jardinagem e limpeza.

Segundo Roni Miranda, a meta do Escola Bonita é abranger toda a rede estadual de ensino. “Nesta nova etapa, o Escola Bonita vai ter uma capilaridade em que praticamente 100% das escolas que ainda não receberam obras serão reformadas. As novas salas serão feitas em um sistema sustentável”, explicou o Secretário de Estado da Educação. Ele elucidou ainda que a construção modular é considerada ecológica, uma vez que reduz o desperdício de material, economiza tempo de construção e proporciona espaços padronizados em relação a medidas e formatos. Nesse momento, há obras em andamento em sete escolas de Piraquara, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Londrina, Apucarana e Rio Branco do Ivaí, cujos serviços deverão ser concluídos até o fim de abril de 2023.

A Escola Bonita não é o único programa focado na melhoria da infraestrutura escolar da rede estadual em andamento. Em 2022, o Estado também repassou R$ 33,2 milhões do Fundo Rotativo para os colégios estaduais de maneira descentralizada. O dinheiro foi usado para a compra de materiais de expediente, de limpeza e pedagógicos, além de ser utilizado para pequenos reparos na infraestrutura.

Ainda durante o Seminário de Diretores, foi anunciado que a gratificação paga pelo Governo do Estado a diretores e diretores-auxiliares que mantêm uma boa média na frequência escolar passará a atender todos os colégios da rede estadual do Paraná, incluindo os menores, com até 150 estudantes matriculados, o que atinge, principalmente, as escolas do campo. O valor pago aos diretores é gradativo, de acordo com o número de estudantes matriculados e com o grupo de frequência em que a escola se enquadra. A gratificação se soma ao salário mensal dos gestores, mas não é incorporável na inatividade e não incide sobre contribuição previdenciária, férias e outras vantagens.

Para o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, o evento foi uma formação de extrema relevância para aprimorar a atuação de diretores das instituições de ensino, coordenadores pedagógicos e chefes dos Núcleos Regionais de Educação, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação de qualidade no Estado do Paraná.

Autoridades presentes: Governador Carlos Massa Ratinho Junior; Deputados Estaduais Hussein Bakri (líder do Governo) e Matheus Vermelho; Diretor-presidente do Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno; Secretário de Estado da Comunicação, Cleber Mata; Prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro (Chico Brasileiro); Secretário de Estado da Educação, Roni Miranda Vieira; Chefes dos 32 Núcleos Regionais de Educação; Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes.