Presidente do CEE/PR participa do VI Congresso Internacional de Educação 17/06/2025 - 09:10
Curitiba foi palco do VI Congresso Internacional de Educação “Um Novo Tempo”, que reuniu especialistas, educadores e gestores de todo o Brasil para debater o futuro da educação. O evento teve como tema central “Educação Integral e Educação em Tempo Integral” e buscou refletir sobre a formação plena dos estudantes, indo além do conteúdo cognitivo, para contemplar competências socioemocionais, criativas, éticas e humanas.
Dentre os destaques do Congresso está a participação do Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), professor João Carlos Gomes, na mesa de abertura, o qual abordou sobre o compromisso de todos para os avanços da Educação Integral, à luz do Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei Federal n.º 14.640, de 31 de julho de 2023.
Durante sua fala, João Carlos Gomes informou que o Conselho Estadual de Educação aprovou a Política Municipal de Educação Integral em Tempo Integral de 339 municípios, no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC). “O Paraná está entre os estados mais avançados do País na consolidação de políticas públicas voltadas à Educação Integral em Tempo Integral. Essa adesão maciça dos municípios reflete o esforço conjunto entre Estado, prefeituras e comunidades escolares e o compromisso com uma educação que desenvolva o estudante como um todo”, afirmou.
Na ocasião, os participantes tiveram acesso a uma programação plural que incluiu palestras com grandes nomes da educação nacional, workshops práticos com foco em soluções aplicáveis nas escolas e experiências culturais imersivas, como um passeio pela Serra do Mar até Morretes — proporcionando aos educadores um contato direto com a riqueza natural e cultural do Paraná. Houve, ainda, uma confraternização temática, a “Noite Alemã”, marcada por música, danças típicas e integração entre os profissionais da educação.
João Carlos Gomes também destacou que o Conselho Estadual de Educação está abrindo canais de escuta ativa para que as novas normas e diretrizes reflitam as necessidades reais das escolas, respeitem a diversidade regional e estejam conectadas com as atuais transformações sociais e tecnológicas, por meio de consultas públicas da atualização das Diretrizes Curriculares Complementares do Ensino Médio e do Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná e da Deliberação que estabelece normas e orienta o processo de implementação da Educação Digital Escolar e a Computação na Educação Básica em complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Sistema Estadual de Ensino do Paraná.