Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná participa de audiência pública na Assembleia 18/05/2016 - 09:50

Com o objetivo de promover políticas públicas para o uso responsável da internet e das tecnologias,  tendo como alvo crianças e adolescentes paranaenses, ocorreu nesta segunda, 16, na sede da Assembleia Legislativa do Paraná, uma audiência pública pautada pelo tema  “Tecnologia e Dignidade Humana no Paraná”.

Os palestrantes destacados para as comunicações foram:  Cineiva Campoli Paulino Toro, que falou sobre dependência tecnológica por parte de crianças e adolescentes e ressaltou que escolas; o delegado-chefe do Núcleo de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia, que falou sobre os principais crimes praticados no ambiente virtual. Apresentando também dicas de segurança na internet para pais e filhos;  e a Dra.  pediatra Luci Pfeiffer, coordenadora do Programa HC DEDICA (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná), que destacou que o uso compulsivo da internet e outras tecnologias pode causar sérios danos à saúde mental e física das crianças e dos adolescentes.

Representando o Conselho Estadual de Educação, Dr. Oscar Alves avaliou a importância da audiência:   “Vivemos na era do conhecimento e das informações. Todas as ferramentas advindas do processo científico são muito bem-vindas para o progresso da humanidade. Há, porém, que se entender que nada substitui as relações humanas. As famílias devem sempre entender que as novas tecnologias são sempre ferramentas e não um fim em si mesmas. Por outro lado, sem prescindir dos avanços da ciência e tecnologia, as escolas precisam atuar no desenvolvimento da sensibilidade, afetividade e humanização de alunos, professores e pais. Que o uso da rede mundial seja sempre responsável”.

GALERIA DE IMAGENS