Presidente e Secretária-Geral do CEE/PR participam da 47.ª Reunião do Codise 29/10/2024 - 08:18

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), João Carlos Gomes, e a Secretária-geral, Lucineide Gurski, marcaram presença na 47.ª Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação (Codise), realizada na capital goiana. O evento, organizado pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE/GO), promoveu um ambiente propício para a troca de ideias e experiências entre representantes de diversas regiões do Brasil.

Um dos temas centrais debatidos foi o "Marco Regulatório da Inteligência Artificial". Com a transformação digital ganhando notável destaque no cotidiano escolar, a relevância dessa discussão se fez notar. A Secretária-geral do CEE/PR, Lucineide Gurski, ressaltou que o uso responsável da inteligência artificial pode revolucionar as práticas pedagógicas, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem. Segundo ela, é fundamental que essas diretrizes garantam uma educação de qualidade.

A reunião também se debruçou sobre os desafios enfrentados pelo Ensino Médio brasileiro, no qual os conselhos têm papel preponderante na nova configuração dessa etapa de ensino. Nessa perspectiva o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, abordou em sua palestra o Parecer Normativo n.º 01/2024 que trata das Orientações transitórias para as redes e instituições de ensino públicas e privadas do Sistema Estadual de Ensino do Paraná, para a implementação do Ensino Médio no ano de 2025, em atendimento a Lei Federal n.º 14.945, de 31/07/2024, que alterou a Lei Federal n.º 9394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases.

As práticas de educação a distância, intensificadas pela pandemia, foram outro importante foco, no qual destaca-se a importância de estabelecer critérios que assegurem a qualidade no ensino remoto. "É necessário que todos tenham acesso a um aprendizado significativo, independentemente do formato", pontuou Gomes.

Outro vasto campo abordado foi a inclusão educacional, que deve ser contínua e coletiva, criando um ambiente que reconheça e valorize a diversidade, essencial para formar cidadãos mais justos e conscientes.

Ao final do evento, o Presidente do CEE/PR e a Secretária-geral salientaram a relevância das interações entre os diferentes conselhos de Educação do país para que seja construído um cenário onde inteligência artificial, educação a distância e inclusão possam fazer parte da prática educacional e, assim, formar cidadãos capazes de lidar com os desafios do século XXI.