Programa Educa Juntos é pauta na 10.ª Reunião Ordinária do CEE/PR 23/11/2023 - 13:30

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, João Carlos Gomes, recebeu, durante a 10.ª Reunião Ordinária de 2023, a Coordenadora e o Técnico Pedagógico do Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), Eliane Alves Bernardi Benatto e Maurício Pastor dos Santos, para abordar sobre o Programa Educa Juntos.

O Programa, que é uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná e as Prefeituras Municipais, por meio da Secretaria de Estado da Educação e das Secretarias Municipais de Educação (SME), foi instituído pelo Decreto Estadual n.º 5.857, de 05 de outubro de 2020, e em dezembro de 2022, tornou-se a Lei Estadual n.º 21.323. As ações acontecem mediante o compartilhamento de estratégias educacionais, disponibilização de recursos tecnológicos e apoio técnico e pedagógico para os municípios.

Dentre os objetivos do programa está promover educação de qualidade; medidas que assegurem a integração das etapas da Educação Básica; ações de reconhecimento, incluindo premiações para as redes municipais de ensino com os maiores resultados na aprendizagem dos seus estudantes; ofertar formação continuada aos profissionais de educação das redes municipais de ensino; disponibilizar material de apoio pedagógico impresso e o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP), e/ou outros similares para as redes municipais de ensino; e incorporar tecnologias da informação e do conhecimento nas práticas pedagógicas escolares.

O Programa Educa Juntos conta com um Comitê Executivo Estadual, órgão mobilizador e de acompanhamento, designado pelo Secretário de Estado da Educação, do qual fazem parte a Conselheira Ozélia de Fátima Nesi Lavina, como membro titular, e o Conselheiro Flávio Vendelino Scherer, como membro suplente. O programa disponibiliza material de apoio didático de Língua Portuguesa e de Matemática, bem como livro de transição do 5.º para o 6.º ano do Ensino Fundamental, com ações pedagógicas articuladas  destinadas a todas as escolas municipais e estaduais. Além disso, possui um Guia Pedagógico digital, sistemas e ferramentas educacionais – como o BI municípios e o SAEP, por exemplo –, e realiza seminários anuais de Cooperação com Municípios, o qual tem como público-alvo Prefeitos, Secretários Municipais de Educação e equipes pedagógicas das Secretarias Municipais de Educação.

Para o Presidente do CEE/PR, o Programa Educa Juntos é importante para a Educação do Paraná, pois visa promover a integração e colaboração entre escolas por meio de ações conjuntas com os municípios, buscando o desenvolvimento integral dos estudantes.