Projeto “Quintas da Ciência da UENP” é apresentado em Reunião Ordinária do CEE/PR 23/06/2025 - 09:20
Durante a 5.ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), a Vice-Presidente Fátima Aparecida da Cruz Padoan e demais membros do colegiado receberam a Professora Dra. Priscila Frasson Costa, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), para a apresentação do inovador projeto de pesquisa “Quintas da Ciência da UENP - Pesquisa Integrativa, Alfabetização e Popularização”.
A proposta tem como objetivo principal promover a divulgação e a alfabetização científica e tecnológica por meio de exposições interativas, itinerantes e educativas. Inspirado no conceito português das “Quintas Ciência Viva”, o projeto busca integrar ciência, cultura e inovação em ambientes acessíveis à população, especialmente em contextos rurais e escolares.
Na versão brasileira do projeto, elaborada pela UENP, a proposta incorpora elementos lúdicos da literatura infantil, especialmente da obra “Sítio do Picapau Amarelo”, de Monteiro Lobato. A partir de sete “sítios científicos” temáticos, os participantes poderão vivenciar experiências imersivas que conectam literatura, ciência e tecnologia. Cada estande abordará uma área do conhecimento vinculada a personagens como Emília, Pedrinho, Narizinho, Cuca, Dona Benta, Anastácia e Visconde de Sabugosa, tornando o aprendizado mais envolvente e acessível.
Com foco nos alunos da educação básica, o projeto também envolverá graduandos e pós-graduandos na mediação das atividades, promovendo integração entre ensino, pesquisa e extensão.
A Vice-Presidente do CEE/PR destacou a importância de iniciativas como esta para o fortalecimento da educação básica: “Projetos como o ‘Quintas da Ciência’ são fundamentais para despertar a curiosidade científica desde os primeiros anos escolares. Trata-se de uma ação que alia criatividade, conhecimento e inclusão”, afirmou a Conselheira Fátima Aparecida da Cruz Padoan.
A Professora Dra. Priscila Frasson Costa ressaltou o papel transformador da alfabetização científica: “Queremos que os alunos compreendam como a ciência influencia o seu cotidiano e aprendam a distinguir ciência de pseudociência. É uma proposta que valoriza o conhecimento de forma lúdica e acessível a todos”, destacou a pesquisadora.
A metodologia adotada prevê planejamento, divulgação, execução e análise de impactos, com coleta de dados por meio de questionários, registros visuais e diários de bordo. A expectativa da pesquisa enfatiza a importância da ciência como um meio de compreender fenômenos naturais e sociais, promovendo uma alfabetização científica e tecnológica que permita às pessoas distinguir entre ciência e pseudociência, e reconhecer a influência da ciência e tecnologia em suas vidas.
O projeto foi elogiado pelos membros do CEE/PR, que destacaram a relevância da iniciativa para a formação crítica de estudantes e a popularização da ciência no estado do Paraná.