Projeto de Extensão NP Maker é apresentado ao CEE/PR 22/09/2023 - 13:35

Estiveram presentes na 8.ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná, presidida pelo Conselheiro João Carlos Gomes, o Professor Dr. Hugo Emmanuel da Rosa Correa, Presidente da Associação do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro; o  Professor Dr.  André Luiz Salvat Moscato, representante do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Jacarezinho;  o Professor Mateus Luiz Biancon, Chefe de Gabinete da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP); e a Professora Dra. Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho, Coordenadora da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UENP,  a fim de apresentar o projeto de extensão chamado NP Maker que estão desenvolvendo nos municípios do Norte Pioneiro do Estado do Paraná.

O Projeto originou-se da demanda crescente de formação de professores nas áreas de robótica educacional e prototipagem. Tem objetivo de levar a cultura maker e a robótica educacional para o maior número possível de escolas estaduais por meio de professores capacitados. Todas as ações são certificadas pelo Sebrae e pelo Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (SRI NP).

Atualmente, a proposta do NP Maker abrange professores dos Núcleos Regionais de Educação de Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho e Wenceslau Braz. Também oferece cursos, workshops e eventos para capacitar os participantes nas diferentes áreas do conhecimento. Além disso, busca também criar uma comunidade de makers, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.

Para o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes,  o projeto NP Maker está realizando um trabalho brilhante no Norte Pioneiro, colaborando para o desenvolvimento de uma educação inovadora que acompanha a evolução da sociedade moderna.