Reitor e Pró-reitores da UNESPAR visitam o CEE/PR 08/08/2023 - 14:13

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), João Carlos Gomes, e a Presidente da Câmara da Educação Superior (CES) do CEE/PR, Conselheira Fátima Aparecida da Cruz Padoan, junto com os demais membros da referida Câmara e servidores, receberam a visita do Reitor e Pró-reitores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), durante a 6a. Reunião Ordinária de 2023. A CES vem desenvolvendo uma série de palestras com as Universidades Estaduais do Paraná, com o objetivo de promover um diálogo sobre o tema "Estrutura e Funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES): pontos positivos e desafios na gestão".

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é formada por sete campi nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória – extensão do campus de Paranavaí em Loanda –, além da Unidade Acadêmica Vinculada da Academia de Polícia Militar do Guatupê (APMG). Oferta cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, contando com mais de 10 mil estudantes, atingindo 150 municípios que, juntos, formam uma população média de 4,5 milhões de pessoas.

A Unespar nasceu da junção de sete faculdades estaduais: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ambas em Curitiba; Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam); Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea); Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar); Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa); Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv); Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), vinculada academicamente à Unespar.

Cada uma delas conta com uma longa trajetória, marcando notadamente a história e a cultura dos municípios onde foram criadas e convergiram em favor da ciência, da educação e da cultura, O que contribui para que a Unespar seja multicultural. Com sede da Reitoria em Paranavaí, a instituição é uma das sete universidades estaduais públicas do Paraná, vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Segundo a Reitora da Unespar, Profª Dra. Salete Machado Sirino, a instituição possui corpo docente de 990 professores, sendo 568 efetivos e 422 temporários, e 166 agentes universitário, sendo 140 efetivos e 26 temporários, 159 trabalhadores terceirizados e 130 estagiários.

Conforme dados apresentados pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação a Unespar possui 79 cursos de graduação, sendo 2 bacharelados em processo de encerramento, e 77 em funcionamento, distribuídos em 36 são bacharelados, 37 licenciaturas, 01 licenciatura/bacharelado e 03 tecnólogos. O ingresso dos discentes se dá por vestibular e pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Sirino destacou que a universidade trabalha com políticas de inclusão, viabilizando, assim, por exemplo, vagas para indígenas. Ademais, desenvolve programas e projetos de Residência Pedagógica, com 399 bolsistas, 21 orientadores, 63 preceptores e 315 residentes. Ela informou, ainda, que 644 estudantes das licenciaturas fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), recebendo uma bolsa de 400 reais por mês.  

No que diz respeito aos cursos de Pós-Graduação, a Unespar possui 11 mestrados em funcionamento; 02 mestrados aprovados (início em 2024); 01 doutorado aprovado (início em 2024); 09 cursos de especialização, totalizando 514 alunos matriculados na pós-graduação stricto-sensu e lato sensu. E têm, também, 75 Grupos de Pesquisa certificados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 16 periódicos científicos.

A Unespar desenvolve, ainda, muitos programas e projetos nos cursos de graduação, dentre eles: Programa de Apoio à Educação Tutorial (Pró-PET); Programa de Redução da Evasão; Projeto de Valorização do Estágio; e Fórum de Graduação – com discussão permanente, autônoma, de caráter consultivo, caracterizando-se como espaço para reflexão, debate, proposição e qualificação de práticas profissionais e políticas institucionais para os cursos de graduação.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura também tem um papel importante na universidade, como o planejamento, coordenação e avaliação das atividades de extensão e de cultura, além de ser responsável pela concretização e fortalecimento da função social da Unespar. Atuando a partir das diretorias de Programas e Projetos de Extensão e de Cultura, tem como desafio a elaboração e a aprovação da Política Institucional de Arte e Cultura da instituição; aprovação de indicadores da extensão como forma de qualificar as ações desenvolvidas com vistas à provisão de financiamento; desenvolvimento de programas e projetos que envolvam extensão e pesquisa em áreas estratégicas para a Universidade; e ações para internacionalização da extensão.

Já a Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos é responsável pelo planejamento, coordenação e avaliação de políticas de acesso, inclusão e permanência estudantil e educação em direitos humanos com foco na equidade de grupos vulneráveis, sendo formada pelas diretorias de Assuntos Estudantis e de Direitos Humanos. De acordo com Sirino, a Pró-reitoria tem como desafio o desenvolvimento e aprovação de política institucional de assistência estudantil; articulação interinstitucional; ampliação de ações de inclusão e permanência estudantil; expansão da equipe e estruturação de sistemas de operacionalização e avaliação; e educação para a cultura de equidade como direito.

O Conselheiro João Carlos Gomes, Presidente do CEE/PR, disse que a Universidade do Estado do Paraná tem como uma das suas principais caraterística a interiorização do ensino superior público. A instituição possui campi distribuídos em diferentes regiões do Estado, levando oportunidades de ensino superior para áreas que antes tinham acesso limitado a esse nível de educação, o que contribui para a democratização do acesso à educação de qualidade no Paraná. Já para a Presidente da CES, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, a Unespar se destaca pelas políticas de inclusão que promovem o acesso igualitário à educação, valorizam a diversidade, garantem igualdade de oportunidades, combatem a exclusão e a discriminação, e contribuem para a melhoria da qualidade educacional universitária.


Estiveram Presentes: Unespar – Reitora, Profª Dra. Salete Machado Sirino; Pró-reitor em exercício de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Antonio Marcos Dorigão; Diretor de Registros Acadêmicos, Ag. Universitário Ericson Raine Prust; Pró-reitor  de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Carlos Alexandre Molena Fernandes; Pró-reitora de Extensão e Cultura, Prof.ª Dra. Rosimeiri Darc Cardoso;  e Pró-Reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos, Profª Dra. Andréa Sério Bertoldi; Conselheiros membros da CES  – Presidente Fátima Aparecida da Cruz Padoan; Vice-Presidente Maria das Graças Figueiredo Saad; Décio Sperandio; Aurélio Bona Junior; Meroujy Giacomassi Cavet; Rita de Cássia Morais;  Assessoras Pedagógicas da CES – Beatriz Kozicki, Berenice Aparecida dos Santos Ramos e Terezinha Lima Pereira.