Representante da AMP toma posse como Conselheira 31/05/2022 - 15:25

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Prof. João Carlos Gomes, assistido pelo Vice-Presidente, Conselheiro Jacir José Venturi, realizou, no dia 23 de maio de 2022, durante a 4.ª Reunião Extraordinária, a solenidade de posse da representante da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) Prof.ª Silvana Avelar de Almeida Kaplum como Conselheira Titular e do Prof. Cleverton de Oliveira Ramos como Conselheiro Suplente. Ambos foram nomeados pelo Decreto n.º 10.334/2022.

Dentre os convidados estiveram presentes o Secretário de Estado da Educação e do Esporte (Seed/PR), Renato Feder; o Prefeito do município de Jesuítas e Presidente da AMP, José Aparecido Weiller Júnior; o assessor parlamentar do Deputado Estadual Alexandre Cury, Gerson Lara; o Presidente do Núcleo de Pastores de Curitiba, Marciano Ortêncio; o Superintendente do Paraná Educação, Jean Pierre Geremias de Jesus Neto; o Diretor de Planejamento e Gestão Escolar da Seed/PR, Paulo Roberto Falcão; o Assessor de Gabinete do Diretor-Presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), Marcelo Adriano Amaral, além dos Conselheiros Estaduais de Educação e servidores do Órgão.

A nova Conselheira Titular é graduada em Ciências pela Faculdade de Educação de Ivaiporã (1994), em Letras pela União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí (2002), em História pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2009) e em Pedagogia pela Faculdade São Braz (2015); pós-graduada em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Física pela Faculdade Eficaz (2015), em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia (2012) pela Faculdade São Braz e em Administração, Supervisão e Orientação Escolar (2003) pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale).

Silvana Avelar de Almeida Kaplum, tem vasta experiência na educação, trabalhou com a Pedagogia da Alternância nas Casas Familiares Rurais e foi Coordenadora de Ações Pedagógicas Descentralizadas no Centro de Educação de Jovens e Adultos no município de Ivaiporã. Na área de gestão, exerceu, em 2017, a função de Coordenadora do Grupo de Recursos Humanos do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã; em 2018, foi Assessora de Gabinete da Seed/PR; em 2019, foi Assessora do Diretor-Geral da Seed/PR; e desde 2020 desempenha a função de Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Educação e do Esporte do Paraná.

Para Kaplum, tomar posse como Conselheira Titular do CEE/PR “não é apenas mais um cargo em sua extensa trajetória profissional, mas a certeza que poderá contribuir com a formação de milhares de estudantes de escolas públicas e privadas no estado do Paraná e viabilizar ideias que modernizem o ambiente escolar, transformando a escola em protagonista na sociedade”.

Sobre isso, Renato Feder afirmou que a nova Conselheira Titular “é leal à educação e não a pessoas, é humilde, sabe agregar e construir pontes, dá prioridade ao interesse coletivo, defende o que acredita e fala o que pensa com propriedade. Por isso, crê que seu trabalho contribuirá significativamente para o CEE/PR”.

O Conselheiro Suplente Prof. Cleverton de Oliveira Ramos possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1995) e Especialização em Metodologia de Ensino pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Professor da Rede Pública Estadual de Educação do Paraná, também trabalha na rede privada como docente no Ensino Superior nos cursos de Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis, além de ministrar aulas em cursos de Pós-graduação em Gestão Pública. Ramos também possui vasta experiência na gestão educacional, atuou como Diretor Escolar durante anos e trabalhou na Diretoria de Planejamento e Gestão Escolar da Seed/PR entre 2020 e 2021. Atualmente, é Assessor Técnico de Gabinete da Seed/PR e Conselheiro do Conselho do Magistério do Paraná.

O Presidente do CEE/PR, Conselheiro João Carlos Gomes, disse que é uma honra dar posse aos ilustres Conselheiros, que participarão ativamente das decisões do Conselho, cooperando para o desenvolvimento de um trabalho vertiginoso, competente e democrático.