Representantes da Fundação Araucária participam de Reunião Ordinária do CEE/PR 09/07/2024 - 15:43

O Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, Professor Luiz Márcio Spinosa, e a Assessora de Relações Internacionais da Fundação, Professora Eliane Segati Rios, participaram, na última sexta-feira de junho, da 15.ª Sessão Plenária do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR). O objetivo foi explanar ao Colegiado sobre o papel da agência para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

A Fundação Araucária busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. A agência faz parte do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e seus projetos são desenvolvidos a partir do eixo Produção-Formação-Disseminação. As ações são operacionalizadas por meio de Chamadas Públicas de Projetos e Processo de Inexigibilidade de Chamamento Público, com avaliação de mérito científico feita por pares. Esse trabalho se dá mediante estreita relação com as instituições de ensino superior federais, estaduais, municipais e privadas sem fins lucrativos e com institutos de pesquisa do Paraná.

Para guiar o Paraná em direção a uma economia fundamentada no conhecimento, foram traçadas diretrizes com vistas ao bem comum e à geração de riqueza e bem-estar social, sendo o principal ativo o capital intelectual e social. Assim, a Fundação Araucária possui três linhas de atuação: disseminação da pesquisa científica e tecnológica (socialização com a sociedade do conhecimento produzido); fomento à pesquisa científica e tecnológica e à inovação; verticalização do Ensino Superior e formação de pesquisadores. “O intuito do Governo é transformar o Paraná em um estado moderno e inovador”, afirmou Spinosa.

De acordo com o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, o Estado atingiu o índice de mestres e doutores similar ao de países desenvolvidos. Nesse sentido, o Presidente do CEE/PR, Conselheiro João Carlos Gomes, ressaltou que Paraná e Minas Gerais são os únicos estados com maior número de mestres e doutores localizados no interior, em razão da capilaridade das instituições de ensino superior.

Na ocasião, a Assessora Eliane Segati Rios falou sobre as parcerias internacionais com a Fundação Araucária com vistas ao desenvolvimento e gestão de projetos estratégicos, o que impacta no desenvolvimento do Estado. “Há projetos bilaterais, transnacionais e temáticos”, comentou a Assessora, que descreveu os diferentes programas e projetos em vigor. Dentre eles, a Cátedra Araucária, um projeto guarda-chuva que estimula e integra as pesquisas científicas e a inovação técnica com foco no desenvolvimento territorial sustentável, tendo como referência geopolítica o Eixo Capricórnio em um contexto de mudanças climáticas e de transformação digital. O projeto foi premiado em 1.º lugar pelo Confap no arranjo economia e tecnologia.

Além da Fundação Araucária, ser hoje a instituição que mais investe em startup, Luiz Marcio Spinosa almeja que esta seja vista também como uma agência de inteligência e não apenas de fomento. “É necessário transformar a ciência em algo acessível à sociedade e os parques tecnológicos são ambientes promotores de inovação com alto impacto. A ideia é criar ambientes mais propícios à divulgação cientifica”, ressaltou.