Representantes da área Educacional da Polícia Militar do Paraná visitam o CEE/PR 28/06/2022 - 17:28

O Presidente do CEE/PR, Conselheiro João Carlos Gomes, recebeu durante a 5.ª Reunião Ordinária de 2022, a visita de representantes da área da educação da Polícia Militar do Paraná, a qual abrange os colégios da Polícia Militar e a Acadêmia do Guatupê, com objetivo de apresentar o trabalho realizado. Dentre eles, estavam os capitães Marcos Roberto de Souza Peres e  Ilson de Oliveira Junior, o Major Damião Enéias de Melo dos Santos e o Tenente-Coronel Ademar Carlos Paschoal.

A Polícia Militar atua na Educação Básica, por meio dos colégios militares, e no Ensino Superior, por meio da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), que tem seus cursos de graduação em Segurança Pública e Cidadania e Segurança Pública e Redução de Desastres, certificado pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), conforme a  Lei Estadual n.º 17.590, de 12 de junho de 2013,  que certificou a Academia Policial Militar do Guatupê como órgão de ensino vinculado à UNESPAR. Com este credenciamento, a APMG pode ministrar cursos de graduação na categoria tecnólogo e bacharelado, bem como cursos de pós-graduação latu e stricto senso. Ainda, por meio  do credenciamento como Instituição de Ensino Superior, constituindo uma Unidade Especial da UNESPAR, a APMG desenvolverá trabalhos de pesquisa e extensão, para melhor atender à comunidade paranaense.

A partir do ano de 2018, por força das alterações na Lei Estadual n.º 16.575/2010, por meio da Lei Estadual n.º 19.462/2018, a APMG também passou a ser o órgão de direção setorial do sistema de ensino e pesquisa, responsável pelo planejamento, coordenação, fiscalização e controle das atividades de ensino e de pesquisa desenvolvidas na Polícia Militar. Salienta-se também que a  APMG  é a editora da Polícia Militar do Paraná.

O Colégio da Polícia Militar (CPM) é uma escola que difere das demais pela sua filosofia e administração militar. O Comandante é o diretor do colégio e as demais funções estão de acordo com a legislação vigente. O CPM é um estabelecimento de Ensino Regular, compreendendo o Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e Ensino Médio (1º ao 3º anos). O Colégio funciona nos três turnos: manhã, tarde e noite. O ingresso dos alunos se faz por meio de teste seletivo. Segundo o Tenente-Coronel Ademar Carlos Paschoal, o CPM prima pela qualidade de ensino dos seus alunos, despertando neles o espírito de civismo, honestidade e valores necessários a uma boa convivência social, além dos princípios inerentes à Polícia Militar: disciplina, responsabilidade e hierarquia. Atualmente, os Colégios da Polícia Militar do Paraná estão em funcionamento em sete cidades: Curitiba, Londrina, Cornélio Procópio, Maringá, Foz do Iguaçu, Pato Branco e União da Vitória.   Cada unidade tem em média mil alunos.

O Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, disse que é uma honra para o Conselho Estadual de Educação do Paraná trabalhar em parceria com a Polícia Militar do Paraná, que é referência em qualidade de educação. E ressaltou que a Deliberação CEE/PR n.º 06 de 2020, que fixa normas para as Instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Estadual e Municipal do Estado do Paraná e dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições e de seus cursos, pode contribuir significativamente com a Academia Policial Militar do Guatupê.