Representantes do SENAR visitam o CEE/PR 03/04/2020 - 10:00
A Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Maria das Graças Figueiredo Saad, recebeu no dia 16 de março de 2020, na sede deste Órgão, a Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), Débora Grimm, e os consultores da instituição Patrícia Lupion Torres e Cleverson Vitorio Andreoli para apresentar detalhes do Programa Agrinho.
O Programa, desenvolvido pelo SENAR-PR, trabalha temas fundamentais para o exercício da cidadania e transforma alunos em sujeitos ativos na sociedade. Em funcionamento há 24 anos, o Agrinho consolidou-se como o maior programa de responsabilidade social da instituição e modelo de educação e cidadania para a formação de novas gerações.
O Programa, desenvolvido pelo SENAR-PR, trabalha temas fundamentais para o exercício da cidadania e transforma alunos em sujeitos ativos na sociedade. Em funcionamento há 24 anos, o Agrinho consolidou-se como o maior programa de responsabilidade social da instituição e modelo de educação e cidadania para a formação de novas gerações.
Segundo a Superintendente Débora Grimm, o Programa Agrinho promove uma atuação para além da estrutura tradicionalmente conhecida da sala de aula, por meio de uma proposta pedagógica que tem como princípios fundamentais a colaboração, a interdisciplinaridade, a transversalidade e a pesquisa, incentivando, desta forma, o cumprimento da função social da escola, como formadora de pessoas conscientes, críticas e capazes de compreenderem o mundo em que estão inseridas.
Para a idealizadora do Programa Agrinho e consultora do SENAR, Patrícia Lupion Torres, um dos objetivos do Programa é romper com a visão maniqueísta de educação baseada na diferença e parcialidade. “O Agrinho propõe o debate sobre a complementaridade dos conceitos e relações, frequentemente colocados como antagônicos. Trabalha-se a interdependência, a compreensão do outro, a argumentação e a visão dialética”, explica a consultora. Além disso, a base da proposta metodológica do Programa também inclui a pesquisa como prática educacional e a promoção de uma aprendizagem em molde colaborativo por meio de atividades programadas e interativas, conhecido como Laboratório Online de Aprendizagem (LOLA).
A ludicidade dos materiais do Agrinho é característica fundamental para esse trabalho em sala de aula, principalmente ao se tratar da aprendizagem de crianças. Dessa maneira, o professor dispõe de jogos, brincadeiras e histórias para moldar as atividades pedagógicas e estimular o debate em relação aos temas apresentados. Com a metodologia de projetos, o aluno assume um papel ativo na produção do conhecimento, identificando problemas e buscando soluções, o que possibilita diferentes formas de aprender.
Neste processo, a aprendizagem acontece, literalmente, além da sala de aula. Os alunos são levados a conhecer e se envolver com a realidade em que vivem, tornando-se membros ativos da comunidade. Por meio de atividades práticas e contato direto com pessoas de fora da escola, exercem o conceito de cidadania ativa e ampliam seus horizontes.
O sucesso do Agrinho no Paraná fez com que o Programa fosse implementado nos Estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rondônia, além do Distrito Federal.