SETI dialoga com o Colegiado do CEE/PR sobre o Ensino Superior das Universidades Públicas Estaduais do Paraná 19/03/2025 - 14:30

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Conselheiro licenciado do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Aldo Nelson Bona, e o Diretor de Ensino Superior, Michel Jorge Samaha, estiveram presentes na 3.ª sessão do Conselho Pleno para dialogar com o colegiado sobre o Ensino Superior das universidades públicas estaduais do Paraná.

Aldo Nelson Bona está à frente da Pasta há seis anos e ressaltou o respeito que tem pelo CEE/PR enquanto órgão deliberativo, normativo e consultivo do Sistema Estadual de Ensino do Paraná, frisando a importância no que tange às novas perspectivas de ações na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

O planejamento para este biênio trouxe importantes diretrizes e estratégias que visam não apenas a expansão das instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais, mas a melhoria da qualidade do ensino oferecido. Entre as propostas, destacaram-se iniciativas voltadas para a inclusão social, a valorização da pesquisa acadêmica e a necessidade de integração entre as universidades e o mundo do trabalho, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades específicas, alinhando ensino, pesquisa e extensão às demandas contemporâneas.

Um ponto que merece atenção especial é a necessidade de preparar os estudantes para o mundo do trabalho em constante evolução. O diálogo entre as universidades e o setor produtivo é fundamental para que os currículos reflitam as demandas do mundo contemporâneo. Assim, a proposta de fomentar parcerias entre instituições de ensino e empresas faz parte do planejamento da SETI.

Além disso, a promoção da pesquisa e inovação deve ser uma prioridade. “O Paraná possui um potencial enorme em termos de pesquisa científica, e investir nessa área pode trazer benefícios não apenas para as universidades, mas para a sociedade como um todo. O Governo do Estado do Paraná, Ratinho Junior, tem investido continuamente na pesquisa aplicada e à formação de grupos de pesquisa interdisciplinares que possam atuar em problemas reais da sociedade. Em termos de Ciência e Tecnologia, a SETI teve grandes progressos, devendo avançar neste biênio 2025-2026, no processo pedagógico”, destacou Bona.

A inclusão também é um tema que não poderia ser deixado de lado. O planejamento apresentado contempla ações efetivas que garantem a diversidade no ambiente acadêmico, promovendo a inclusão de grupos historicamente marginalizados.

A visita do Secretário Aldo Nelson Bona e do Diretor Michel Samaha ao Conselho Estadual de Educação é um indicativo de que o Estado está atento às necessidades do Ensino Superior. Contudo, a implementação das propostas apresentadas necessitará um esforço conjunto de todos os atores envolvidos: Governo, instituições de ensino e sociedade civil, possibilitando transformar o planejamento em realidade e garantir um futuro promissor para a Educação Pública Estadual no Paraná, capaz de adaptar-se ao avanço tecnológico, à inteligência artificial e às questões socioculturais.

De acordo com Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, o Estado está em um momento muito valoroso na área da Educação Superior. “As Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná são exemplos de qualidade e responsabilidade, com muitos docentes detentores de titulação de mestres e doutores e com IEES detentoras de notas acima de quatro na avaliação nacional, o que reflete a excelência do trabalho desenvolvido”, afirmou Gomes, que aproveitou a ocasião para parabenizar o Secretário Aldo Nelson Bona pelas conquistas permanentes do segmento.