Secretária-Geral do CEE/PR participa da Apresentação da Orquestra Filarmônica UniCesumar 13/04/2022 - 15:51

A Secretária-Geral do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Claudia Mara dos Santos, representou o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, na apresentação da Orquestra Filarmônica UniCesumar (OFUC), a qual aconteceu em comemoração ao aniversário da capital paranaense. A apresentação ocorreu no campus da UniCesumar, localizado no bairro Portão, Curitiba, Paraná.

A Orquestra Filarmônica UniCesumar (OFUC) foi criada em janeiro de 2003 pelo Reitor Wilson de Matos Silva, sob a coordenação do Maestro e Diretor Artístico Davi Oliveira. Mantida pela Universidade Cesumar - UniCesumar de Maringá-PR, sua primeira apresentação aconteceu no dia 17 de março daquele ano, nas dependências da própria instituição.

A orquestra já gravou diversos CDs e DVDs ao vivo na cidade de Maringá e, alguns pontos altos marcaram a trajetória da OFUC, um deles foi a gravação do espetáculo “Temas de Filmes” em 2012 no Teatro Guaíra de Curitiba-PR, com a capacidade do teatro esgotada. O Maestro convidado Roberto Tibiriçá também esteve à frente da OFUC no “Festival Tchaykovsky”, realizado na cidade de Maringá em 2016.

A Filarmônica executa um programa de concerto diversificado, constando obras sinfônicas, populares nacionais e internacionais, trilhas sonoras dentre outras. Os concertos temáticos também fazem parte do conteúdo inovador da Orquestra, com apresentações didáticas, infantis, temáticas, operísticas e sacras. Na história da Filarmônica há centenas de apresentações realizadas não só no  Paraná, mas em outros estados do país.

Seu corpo artístico é formado por bolsistas do Projeto de Extensão da UniCesumar, os quais são profissionais da área com formação superior, estudantes de Música e músicos de outras áreas do conhecimento. Conta, atualmente, com 60 músicos organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica, além da equipe administrativa, logística e de produção do  Departamento de Cultura e Artes da UniCesumar.

Além das iniciativas culturais, a UniCesumar promove ações que visam promover a responsabilidade social e o atendimento à comunidade, principalmente nas áreas de saúde e assistência social. “A UniCesumar acredita que a formação do ser humano deve ser sistêmica e completa”, destaca Cristiane Mello David, diretora da UniCesumar Campus Curitiba, referindo-se ao conjunto que envolve o lado espiritual, emocional, intelectual e de conhecimento técnico.

A Secretária-Geral, Claudia Mara dos Santos, disse que “é uma honra representar o CEE/PR num evento que  enobrece a cultura Paranaense com músicos e maestros tão qualificados e hábeis na arte da música”.