Secretário Renato Feder fala das metas e objetivos da SEED para 2022 02/03/2022 - 13:44

O Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, esteve presente, por videoconferência, na 1a Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), realizada no dia 21 de fevereiro de 2022, presidida pelo Conselheiro João Carlos Gomes.

O Presidente do CEE/PR falou que é uma satisfação trabalhar em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED/PR). Salientou que os trabalhos foram intensos nestes últimos três meses em todas as Câmaras do Conselho, principalmente na Câmara do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de  Nível Médio (CEMEP), tendo em vista a implementação do Novo Ensino Médio no Paraná.

Sobre isso, Renato Feder disse ser grato ao CEE/PR, pois, apesar da pandemia do Coronavírus, o Conselho respalda à SEED/PR desenvolver um trabalho de excelência desde 2019. Na sequência Feder, ressaltou os avanços na Educação Estadual e falou sobre a abertura de concurso público para o preenchimento de 500 vagas de diversas áreas do magistério, o qual teve sua publicação no Diário Oficial do Estado no dia  18 de fevereiro de 2022, com a autorização do Governador Ratinho Júnior.

Outra melhoria foi o aumento de 48,7% para professores efetivos em início de carreira, cerca de 22,4 mil pessoas, e para os temporários, além do bônus para diretores e diretores auxiliares, o qual se baseia na meritocracia e varia de R$ 108,00 a R$ 2.430,00 para diretores e de R$ 92,00 a R$ 2.070,00  para diretor auxiliar. Para receber os valores, os profissionais precisam cumprir uma série de requisitos, divididos em duas modalidades: a Gratificação de Incentivo Escalona e Mensal (GIEM), que estabelece como critérios o número de matrículas e a frequência dos estudantes; e a Gratificação de Resultado de Aprendizagem (GRAP), que leva em consideração o índice de aprendizagem.

O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), que promove a formação continuada de professores da rede estadual de ensino, suspenso desde 2016, foi ativado pela Lei Complementar nº. 241/2021 com novo formato, permitindo ao professor fazer a formação em EaD. Serão abertas 2 mil vagas para a formação continuada em 2022. De acordo com a SEED, 30 mil professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM), das classes 8 a 11, cumprem critérios para fazer a prova de admissão ao PDE. A partir dessa formação, eles têm a possibilidade de avançar na carreira.
Com a diminuição dos casos de Covid-19, foi possível retornar às aulas presenciais. O objetivo é que sejam ministradas 200 mil aulas por dia com excelência em toda a rede pública estadual. “As aulas não são tudo, mas  são o principal. Para se ter uma aula excelente, alguns coeficientes contribuem, como acolhimento, carinho, atenção, atendimento aos pais, ouvidoria, alimentação, dentre outros fatores”, afirmou Renato Feder que ressaltou o fato de os alunos não aprenderem de maneira igual e possuírem habilidades distintas. Logo, para fazer uma aula interessante para todos, é preciso encontrar o  equilíbrio entre estrutura e flexibilidade pedagógica por meio de metodologias ativas. A SEED  está investindo muito nesta perspectiva. O Secretário ressaltou ainda que o Ensino Fundamental – Anos Finais passou de 7º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2017 para 3º lugar em 2019, refletindo o trabalho que o Órgão vem desenvolvendo.

Outro programa da SEED que tem sido um sucesso é o Formadores em Ação. O referido programa é desenvolvido com base em roteiros de ação elaborados pela SEED e dividido em jornadas de formação. Cada professor-formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, que desenvolvem as ações propostas e colocam o aprendizado em prática na sala de aula, com os alunos. Podem participar do grupo de estudos todos os professores da rede estadual de ensino que estejam atuando em sala de aula nas disciplinas em que a formação é proposta. No início de 2022, cerca de 27 mil professores efetivos se inscreveram no programa.

Renato Feder disse que pensando em aulas excelentes, a SEED desenvolveu o Programa RCO + Aulas – um módulo de planejamento que está disponível no Registro de Classe Online (RCO). Nele, o professor encontra planos de aula específicos para as disciplinas e séries para as quais leciona, com sugestões pedagógicas e encaminhamentos metodológicos. Atualmente, são 7 mil planos de aula disponibilizados para os professores. O material incentiva o uso de metodologias ativas e hoje, 95% dos profissionais da rede utilizam o RCO. Os planos de aula são organizados por tema, conteúdo, conhecimentos prévios e objetivos. Eles também se dividem por trimestre e contemplam, além dos conteúdos essenciais, informações e atividades complementares. Na ferramenta on-line, é possível encontrar links para videoaulas, slides e listas de exercícios, que podem ser editadas ou complementadas por materiais da preferência do professor. Segundo Feder, “o maior benefício das metodologias ativas é que elas permitem que o aluno seja protagonista de seu aprendizado”.

A SEED usa uma ferramenta tecnológica para auxiliar na  gestão dos diretores e coordenadores das escolas, o BI (Business Intelligence ou Inteligência Empresarial). Por meio dessa ferramenta é possível para acompanhar a evolução do estudo dos alunos, seu rendimento e frequência nas aulas. O BI se destaca, principalmente, como recurso para identificar os problemas e encontrar estratégias para saná-los, permitindo, dessa forma, fazer diagnósticos do ensino público paranaense.

Vale destacar também várias ações desenvolvidas pela SEED para melhorar o aprendizado e a formação dos alunos, tais como as aulas de Educação Financeira, que foram implantadas na grade Curricular do Ensino Médio a partir do início do ano letivo de 2022; o programa EduTech, que oportuniza a aprendizagem da Programação, contemplando o Pensamento Computacional, a Cultura e o Letramento Digital dos estudantes, que estão cada vez mais conectados e imersos em tecnologias digitais; a Redação Paraná, no ensino e aprendizado de redação, trazendo informações e ferramentas para correção de textos. O programa foi um sucesso na rede estadual em 2021, com 4 milhões de redações postadas na plataforma. Em 2022, o objetivo é ter 5 milhões de redações analisadas pela SEED.

Nesta perspectiva de oferecer aulas e aprendizados em excelência, a SEED desenvolveu um aplicativo de inglês, que consiste em uma plataforma educacional de língua inglesa, disponível para  420 mil estudantes da rede estadual de ensino, do 6º ano até o Ensino Médio, e para mais de 4 mil professores da referida disciplina, somando um investimento de R$ 12,9 milhões. A plataforma é autoinstrutiva (o estudante pode, quando quiser, acessar o conteúdo e realizar as atividades), pode ser acessada nos modos on-line e off-line, além de contemplar todos os níveis de proficiência, desde                    o básico até o avançado. Ao realizar o primeiro acesso, o aluno faz um teste de proficiência e o sistema, então, identifica qual nível é o mais apropriado e aloca o estudante automaticamente.

Segundo Feder, o Programa Educatron é um dos maiores desafios para 2022, com 300 milhões de investimentos. Ele disponibilizará 25 mil unidades de equipamentos tecnológicos, tais como computadores, webcam, dentre outros.

Para concluir as ações propostas pela SEED para o ano letivo de 2022, destaca-se a parceria que a Secretaria fez com a Unicesumar por meio de licitação, a qual foi possível graças ao apoio do CEE/ PR. Atualmente, de 100 mil alunos que se formam no 9º ano, somente 14% desejam prosseguir para o Ensino Profissional no  Paraná. Na Europa, esse percentual oscila entre 50% e 60%. Diante dessa realidade, Feder salientou a necessidade de fazer parceria com instituição da rede privada, sendo que 95% dos diretores estão otimistas com a execução do projeto. Para concluir sua exposição, o Secretário Renato Feder disse que 2022 será um ano muito promissor, pois acredita que o aluno se destacará pelo protagonismo de sua história.

O Presidente do CEE/PR, Conselheiro João Carlos Gomes, afirmou que “a Educação precisa de profissionais como Renato Feder, que planeja e executa projetos que visem a atender a educação paranaense. Lamentavelmente, na Educação as mudanças não são rápidas, no entanto, com o advento da pandemia Covid-19, muitas mudanças ocorreram em um curto espaço de tempo. Devido a isso, agradece, como paranaense, pelo frutífero trabalho que a SEED vem desenvolvendo na educação do estado do Paraná”.