Secretário da Educação e do Esporte Visita o CEE/PR 02/03/2020 - 17:00

O Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, acompanhado do Diretor de Tecnologia e Inovação Educacional, Ricardo Borges, visitou a nova sede do Conselho Estadual de Educação do Paraná, nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro de 2020, a fim de dar um panorama das ações, programas e projetos que estão sendo desenvolvidos na educação pública do Estado.

Dentre as ações realizadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) em 2019, estão o início do Programa Mais Merenda, que proporciona três refeições a alunos de escolas situadas em regiões de maior vulnerabilidade social; aprovação do Programa Ganhando o Mundo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep); e o Programa Educação Financeira, ministrado duas vezes por semana, com material preparado em conjunto com o Banco Central do Brasil e que abrange todo o Ensino Médio.

O Programa Ganhando o Mundo objetiva levar 500 jovens dos 399 municípios do Estado do Paraná para o Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. A prioridade será para os alunos do Programa Bolsa Família que tiverem nota acima de 7,0 em todas as disciplinas. Este programa é respaldado na Lei Estadual n.º 20.009, de 13 de novembro de 2019.

Segundo o Secretário Renato Feder, em 2019, a Seed desenvolveu  diferentes projetos e programas: Prova Paraná; Presente na Escola; Tutoria Pedagógica; Se Liga; Distribuição de aulas; Aumento do Ensino Médio diurno; Escola Segura; Mais Aprendizagem; Conexão Professor; Encontro de Diretores; Censo Escolar; Novo formato da Educação de Jovens e Adultos (EJA); Livro didático único; 100% das escolas com avaliação trimestral; Escolas em Tempo Integral e o Novo Modelo para Escolas do Campo.

Dentre os programas e projetos concebidos, destaca-se a “Prova Paraná”, feita por 95% dos alunos da rede pública estadual. A avaliação, que em 2019 abrangeu somente as disciplinas de Português e  Matemática, abordará, neste ano, todas as disciplinas do 5.º e do 9.º ano do Ensino Fundamental e  da 3.ª e da 4.ª série do Ensino Médio Regular. Com este resultado, busca-se levantar informações que auxiliem no diagnóstico do desempenho dos estudantes, possibilitando o monitoramento permanente do processo de ensino e aprendizagem e a revisão das ações da Seed.

Outro Projeto que muito tem ajudado às escolas é a Tutoria Pedagógica, implantado em 100% das escolas com o objetivo de auxiliar a equipe diretiva e pedagógica a implementarem ações de melhoria no processo pedagógico, combatendo o abandono escolar e diminuindo os índices de reprovação na rede estadual de ensino.

“Presente na Escola” é outro programa que visa trabalhar de forma integrada com a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes, a fim de combater o abandono e a evasão escolar. A ação é realizada por meio dos aplicativos Registro de Classe e Escola Paraná, que envia mensagens diárias aos pais e responsáveis sobre a vida escolar do estudante. Isso tem proporcionado um aumento na presença dos alunos na escola, de 85% em 2019 para 92% em 2020.

Além disso, mais de 200 mil alunos estão inscritos nos projetos “Mais Aprendizagem” e “Se liga”,  fato que tem cooperado para o reforço e nivelamento do aluno no ano letivo de 2020, e evitou a evasão de mais de 35 mil alunos no ano passado. Os projetos acolhem estudantes com dificuldades em disciplinas variadas e recebe alunos de todas as séries do Ensino Fundamental - Anos Finais e  do Ensino Médio. As atividades são em contraturno e almejam fazer com que o aluno cumpra sua trajetória escolar com o aprendizado esperado para cada série e no tempo previsto.

Na área da tecnologia muitas ações estão sendo desenvolvidas, dentre elas o Programa Conexão Professor, que visa a formação por meio de lives, no canal do YouTube da Seed-PR. Nessas lives, são tratados temas pertinentes ao trabalho docente, contextualizados com boas práticas de ensino. O programa tem como objetivo sugerir ao professor encaminhamentos e/ou atividades, subsidiados por fundamentos teórico-práticos, sobre temas/conteúdos específicos que contribuam para o desenvolvimento de suas aulas. Pretende-se também disponibilizar internet de alta velocidade, wi-fi, robótica e reconhecimento facial em toda rede estadual.

Em relação à Educação de Jovens e Adultos no Paraná, segundo dados do IBGE 2018, há cerca de 450 mil analfabetos com mais de 15 anos no Estado. Para reverter essa situação, a Seed implantou, neste ano letivo de 2020, uma nova proposta de organização curricular da EJA, com oferta semestral, aprovada pelo Parecer do CEE/PR n.º 231/2019. Com essa modificação, segundo o Secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, a procura pela EJA será maior.

GALERIA DE IMAGENS