Seed apresenta o Programa Ganhando o Mundo ao CEE/PR 24/03/2020 - 14:40

A Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Maria das Graças Figueiredo Saad, e os demais Conselheiros receberam a equipe da Coordenação de Articulação Acadêmica (CAA) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), no dia 16 de março de 2020, durante a 2.ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno, com o objetivo de apresentar o Programa de Intercâmbio Internacional “Ganhando o Mundo”.

O Programa, estabelecido pela Lei Estadual n.º 20.009, de 13 de novembro de 2019, e regulamentado pelo Decreto n.º 4.166, de 03 de março de 2020, institui, no âmbito da Seed, uma Política Pública do Estado que tem por objetivo ofertar, aos estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná, formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, que ofereçam curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

De acordo com a Coordenadora do CAA, Prof.ª Dra. Lucimar Donizete Gusmão, o “programa utilizará a modalidade High School e será custeado pelo Poder Público”. Dentre os principais objetivos, citou: incentivar os estudos; aumentar o repertório cultural e de conhecimentos; permitir a vivência e experiência em realidades diferentes; contribuir para a formação pessoal e profissional; desenvolver uma rede de jovens líderes; potencializar o desenvolvimento da autonomia; e aprimorar um segundo idioma.

O programa contribuirá na vida escolar, desenvolvendo o protagonismo do aluno e a melhoria na aprendizagem e nos índices da escola. Na vida profissional, auxiliará na escolha do curso de graduação e oportunizará a possibilidade de o aluno tornar-se docente de língua inglesa em cursos particulares. Já na comunidade, poderá influenciar com ideias positivas por meio das experiências vividas, motivando outros jovens a seguirem o mesmo caminho.

A Seed pretende disponibilizar 500 vagas, sendo que 101 serão reservadas para estudantes bolsistas do programa Bolsa Família. Além disso, o programa visa ter um aluno de cada um dos 399 municípios do estado e haverá um tempo de permanência de um semestre letivo no país destino de intercâmbio.

Requisito obrigatório para o intercâmbio é cursar, concluir e ser aprovado em 6 módulos de 40 horas do curso online de inglês, oferecido pela Seed na modalidade EaD,  que será realizado em parceria com a Universidade Virtual do Paraná.

No exterior, será obrigatório cursar disciplinas equivalentes às áreas previstas na BNCC: Linguagens (Língua Inglesa); Matemática e suas Tecnologias; Ciência da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia); e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), as quais terão revalidação no Brasil.

Ao retornar ao país, o aluno será embaixador do Programa, se integrará na turma e escola de origem, onde compartilhará a experiência do exterior, por meio de apresentações, seminários, palestras, oficinas, projetos interdisciplinares e outras atividades.

Estiveram presentes: Chefe do Departamento de Desenvolvimento Curricular, Juara Ferreira de Almeida, Técnicas Pedagógicas da Coordenação de Articulação Acadêmica, Ana Nelly Gregório e Lucimara Monteiro.

GALERIA DE IMAGENS