Seminário sobre a Implementação da Base Nacional Comum Curricular 28/09/2017 - 09:50
Em sua 25ª. Sessão Plenária, o Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), no dia 22 de setembro de 2017, recebeu no auditório da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR), os palestrantes Profº. David Boyd, australiano naturalizado brasileiro, coordenador de políticas educacionais da Fundação Lemann - instituição que apoia o Ministério da Educação na implementação e compreensão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - e a Profª. Maria Tereza Perez Soares diretora-superintendente da comunidade Centro de Educação e Documentação para ação Comunitária (Cedac). Ambos convidados para participar de um Seminário interno sobre a Implementação da Base Nacional Comum Curricular.
Estiveram presentes Conselheiros e funcionários do CEE/PR, Chefes, assistentes e técnicos dos Departamentos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e a Superintendente de Educação, Inês Carnieletto, a qual ressaltou a importância do evento para Seed, uma vez que o Conselho Estadual de Educação é o órgão normatizador, logo, quando ocorrer a implementação da BNCC far-se-á em conjunto com CEE/PR.
O Conselheiro Carlos Eduardo Sanches disse que “o Paraná está na vanguarda da construção da BNCC, porque já está fazendo o debate com todas as instâncias colegiadas enquanto outros estados estão esperando o Conselho Nacional de Educação (CNE) concluir a análise do texto para a nova base curricular”.
A Base Nacional Comum Curricular foi apresentada, pela diretora do Cedac, Teresa Perez como sendo um conjunto de aprendizagens essenciais que cada criança e adolescente brasileiro tem o direito de aprender a cada etapa da Educação Básica para o seu desenvolvimento integral. Construída pelo MEC, em parceria com estados e municípios, e contando com mais de 12 milhões de contribuições de educadores e especialistas nacionais e internacionais, a BNCC organiza e dá coerência ao sistema educacional brasileiro, promovendo a articulação entre alguns de seus elementos cruciais, como a formação de professores, os currículos e PPPs, os recursos didáticos, as avaliações externas e os concursos de admissões. As orientações da BNCC deverão estar contidas nos currículos de todas as escolas brasileiras a partir de 2019, com apoio, em sua implementação, da União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).
O profº. David Boyod disse que, em alguns países, a implementação da BNCC foi bem sucedida, em outros não, por isso defende a ideia de um guia para implementação da Base Nacional Comum Curricular, pois, segundo ele, o documento é uma sugestão de recurso que precisa ser adaptado às diversas realidades de cada Estado da federação.
O Guia de Implementação da BNCC foi apresentado pela professora Teresa Perez, e trata da estruturação da governança da implementação, dos estudos das referências curriculares, da (re)elaboração curricular, da revisão dos PPPs, da formação continuada, dos materiais didáticos e da avaliação e acompanhamento de aprendizagem. Ainda ressaltou a importância do Regime de Colaboração entre municípios e estados como sendo a estratégia central do Guia de Implementação. A Conselheira Sandra Teresinha da Silva finalizou a sessão dizendo que “não há mais como trabalhar se não for em regime de colaboração. Tem que se vencer os entraves políticos-partidários, não podendo haver hierarquia entre os entes que se unem”.