Superintendente Pedagógico da Seed apresenta proposta de Implementação da BNCC no Estado do Paraná 23/05/2019 - 11:00
O Superintendente Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Prof. Raph Gomes Alves, acompanhado do Coordenador Estadual da Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – etapa Ensino Médio, Prof. Tiago Ungericht Rocha, e as pedagogas Maria Regina Bach e Eliete de Lara Constante Serafim, participou da 4.ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná, no dia 13 de maio de 2019, a fim de apresentar o trabalho que a equipe do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) vem desenvolvendo no Estado do Paraná para as etapas Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
De acordo com o Superintendente Pedagógico, “70% dos professores acreditam ser papel da Seed promover formação para os docentes, o que será um dos focos da atual gestão, sobretudo na fase de implementação da BNCC”.
A implementação da BNCC – etapa Ensino Médio no Paraná abrange a produção de material didático e o Programa de Formação Conexão Professor. Este será realizado por meio de ações presenciais e lives e terá como objetivo instruir e subsidiar o trabalho docente em âmbito municipal e estadual. Para a produção didática, haverá seleção de professores-autores e professores-coordenadores, e será realizada em quatro etapas: inscrição online, teste online, elaboração de aula e imersão por meio de evento formativo.
Da mesma forma que foi construído o Referencial Curricular do Paraná para a etapa Educação Infantil e Ensino Fundamental, também será redigido um documento para a etapa Ensino Médio, sendo dividido em três partes: organização curricular para o Ensino Médio paranaense com base nas competências gerais da BNCC, formação geral básica e itinerários formativos e a educação paranaense.
De acordo com o Superintendente Pedagógico, “70% dos professores acreditam ser papel da Seed promover formação para os docentes, o que será um dos focos da atual gestão, sobretudo na fase de implementação da BNCC”.
A implementação da BNCC – etapa Ensino Médio no Paraná abrange a produção de material didático e o Programa de Formação Conexão Professor. Este será realizado por meio de ações presenciais e lives e terá como objetivo instruir e subsidiar o trabalho docente em âmbito municipal e estadual. Para a produção didática, haverá seleção de professores-autores e professores-coordenadores, e será realizada em quatro etapas: inscrição online, teste online, elaboração de aula e imersão por meio de evento formativo.
Da mesma forma que foi construído o Referencial Curricular do Paraná para a etapa Educação Infantil e Ensino Fundamental, também será redigido um documento para a etapa Ensino Médio, sendo dividido em três partes: organização curricular para o Ensino Médio paranaense com base nas competências gerais da BNCC, formação geral básica e itinerários formativos e a educação paranaense.
A proposta do Ministério da Educação (MEC) é que 70% das escolas tenham o Projeto Político Pedagógico revisados e 70% dos professores recebam formação sobre o Referencial Curricular até dezembro de 2019. Para a Pedagoga Regina Bach, o grande desafio é a transição dos currículos, que deve ser simultânea para não prejudicar os alunos.
Uma das mudanças no Novo Ensino Médio é a redução da carga-horária de 2400 horas para 1800 horas, o que, segundo a Conselheira Sandra Teresinha da Silva, poderá prejudicar a formação dos alunos no que diz respeito ao ingresso no Ensino Superior. Já o Conselheiro Jacir Bombonato Machado ressaltou sua preocupação com a formação dos alunos por área de conhecimento pelo fato de 60% dos municípios terem somente uma escola de Ensino Médio, o que dificultaria a escolha dos itinerários a serem cursados pelos alunos. Fato também ressaltado pela Conselheira Ana Seres Trento Comin, que enfatizou ser direito de todos a Educação e a Aprendizagem.
O Superintendente Pedagógico Raph Gomes Alves concluiu a apresentação da proposta de Implementação da BNCC no Estado do Paraná dizendo que acredita que o trabalho contribuirá para o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), uma das metas do Secretário de Educação e do Esporte, Renato Feder.