Vice-Presidente do CEE/PR participa do Fórum Estadual 2022 da Undime/PR 26/04/2022 - 10:35

O Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Conselheiro Jacir José Venturi, participou da mesa de abertura do Fórum Estadual 2022 da Undime/PR, na cidade de Curitiba. O evento é destinado a Dirigentes Municipais de Educação, Prefeitos e equipes técnicas e pedagógicas das secretarias de Educação de todo o estado do Paraná.

O Fórum reuniu mais de 400 participantes de 123 municípios paranaenses, no Instituto de Engenharia do Paraná, e teve suas atividades voltadas à “Gestão da Educação Municipal: processo de ensino e aprendizagem pós pandemia”.

O Presidente da Câmara do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Conselheiro Oscar Alves, participou abordando o papel do Conselho Municipal e Estadual de Educação. Além disso, houve muitas palestras que engrandeceram o Fórum 2022, dentre elas: Plasticidade Neural: a importância de ensinar e aprender com felicidade durante e após a pandemia - Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto (Coordenador do Museu Dinâmico Interdisciplinar - MUDI da Universidade Estadual de Maringá); Avaliação na Educação Infantil: princípios e práticas - Doutora Lucinéia Maria Lazaretti; Pessoas com Autismo nas “Redes”: considerações teóricas para práticas educacionais “legais” - Doutora Sonia Mari Schima Barroco; O Papel do Gestor Frente aos Desafios da Educação - Marcia Adriana de Carvalho (Presidente do Conselho Estadual de Educação - CEE/RS); Prestação de Contas e Contratação da Educação no Âmbito Municipal - Flavia Georgia Quaesner Toledo e Gihad Menezes (ambos auditores do TCE/PR); Proteção de Dados e Responsabilidade das Instituições Escolares: dados de alunos - Fernanda Paula Evangelista (Chefe do Departamento de Governança de Dados); O Novo Fundeb e a Operacionalização nos Municípios - Doutor Alessio Costa Lima.

Para o Conselheiro Jacir José Venturi foi uma honra participar de um evento da educação voltado a todos municípios do Estado do Paraná. Segundo ele, “é ouvindo os pares que o Estado conseguirá desenvolver uma educação de excelência, de propriedade e democrática”.