Vice-Presidente do CEE/PR participa do XIII Encontro Estadual da Uncme Paraná 13/05/2024 - 13:05

A Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Clemencia Maria Ferreira Ribas, representou o Órgão no XIII Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) Paraná e no I Seminário Estadual do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-Fundeb). O evento foi realizado na sede da Unifacear, no município de Araucária.

O XIII Encontro Estadual da Uncme reuniu cerca de 200 conselheiros municipais de Educação – que atuam nos Conselhos Municipais de Educação, Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb) e Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) em todo o estado do Paraná –, professores, pesquisadores, educadores e estudantes.

O evento teve como tema central “Conselhos de Educação do Paraná: importância da criação e fortalecimento dos Sistemas Municipais no Controle Social”. A palestra magna foi ministrada pelo Senador Flávio Arns que abordou o “Sistema Nacional de Educação” e pelo Presidente da Uncme Nacional, Prof. Manoel Humberto Gonzaga Lima que versou sobre os “Sistemas Municipais de Educação”. Além disso, aconteceram diversas mesas e painéis temáticos sobre assuntos relacionados aos Conselhos de Educação. A Vice-Presidente do CEE/PR participou do painel “Conselhos e Sistemas Municipais de Educação: Importância e necessidade”, que discutiu a relevância da existência dos Conselhos e Sistemas Municipais de Educação como uma das formas de assegurar o direito à educação e à melhoria da qualidade do ensino no âmbito municipal, bem como a articulação entre os níveis de ensino da Educação Básica e a participação democrática na gestão educacional.

Segundo a Vice-Presidente do CEE/PR, Conselheira Clemencia Maria Ferreira Ribas, o evento foi de grande importância para ampliar o entendimento sobre a relevância dos Conselhos Municipais de Educação no Estado. Ela também ressaltou a significância do Fundeb como uma das principais fontes de financiamento da educação pública no Brasil, com recursos destinados nacionalmente para valorizar os professores e para desenvolver todas as etapas da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, abrangendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
, professores, educadores, estudantes e