Vice-coordenador da PPGEN/UENP dialogou com o CEE/PR sobre os desafios da oferta de mestrados e doutorados profissionais. 24/04/2024 - 11:03

O Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), João Carlos Gomes, demais Conselheiros e servidores receberam durante a 3.ª Reunião Ordinária de 2024 o Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Prof. Dr. Lucken Bueno Lucas, que dialogou com o Colegiado sobre “O papel estratégico e os desafios dos programas institucionais de pós-graduação que ofertam cursos de mestrado e doutorado profissionais”.

No Brasil, os programas institucionais de pós-graduação oferecem cursos de mestrados e doutorados profissionais que desempenham papel estratégico no desenvolvimento de profissionais altamente qualificados em diversas áreas do conhecimento. Com uma abordagem mais prática e voltada para o mercado de trabalho, esses programas visam preparar os estudantes para enfrentar os desafios e demandas da sociedade contemporânea. Segundo a Portaria CAPES n.º 60/2019 os cursos de mestrados e doutorados profissionais consideram “a relevância social, científica e tecnológica dos processos de formação profissional avançada, bem como o necessário estreitamento das relações das instituições de ensino e de pesquisa com os diferentes setores públicos e privados de atuação profissional”. Já os mestrados e doutorados acadêmicos têm a primícia de preparar futuros pesquisadores para o desenvolvimento da investigação científica e formar professores para o Ensino Básico e Superior, além de estarem mais consolidados na academia.

A implementação e gestão de programas de pós-graduação profissionais apresentam diversos desafios, que vão desde a captação de recursos financeiros para manutenção das atividades até a garantia da qualidade dos cursos oferecidos. Ademais, é fundamental a articulação com o setor produtivo e o mercado de trabalho, de modo a promover a inserção dos egressos no mercado e garantir a relevância e atualização dos conteúdos ministrados.

Outro desafio enfrentado diz respeito à avaliação e monitoramento da eficácia e impacto das atividades desenvolvidas, bem como à constante atualização do corpo docente e das metodologias de ensino utilizadas. Segundo o Prof. Dr. Lucken Bueno Lucas, alguns dos pontos que os programas acadêmicos e profissionais se diferenciam diz respeito ao trabalho de conclusão. Enquanto os mestrados e doutorados acadêmicos precisam elaborar dissertação ou tese respectivamente, e possuem bolsas de estudos, nos programas de pós-graduação profissionais necessitam produzir, além da dissertação ou tese, um produto técnico-tecnológico e há estrições com bolsas. Além disso, tem caráter aplicacional, seu impacto é imediato por meio de soluções de problemas locais, regionais, nacionais e globais na prática.

Nessa perspectiva, destaca-se que o Brasil atingiu a meta do Plano Nacional de Educação de formar 60 mil mestres por ano (2014-2024), mas não a de 25 mil doutores anualmente, esse até o momento é um desafio! “Os programas de pós-graduação profissional têm o desafio de despertar o interesse dos docentes da Educação Básica e a divulgação dos produtos técnico-tecnológicos como resultado de pesquisa, afirmou Lucken Bueno Lucas.

Diante desse contexto, a Presidente da Câmara da Educação Superior do CEE/PR, Maria das Graças Figueiredo Saad, ressaltou que “é fundamental as instituições de Ensino Superior e os órgãos de fomento promoverem ações e políticas de apoio e incentivo aos programas de pós-graduação profissionais, de modo a potencializar sua contribuição para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do país”.  

 

Presentes: Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Prof. Dr. Lucken Bueno Lucas; Diretora do Campus de Cornélio Procópio da UENP, Prof.ª Vanderleia Oliveira; Coodenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino da UENP, Prof. Rudolph Santos; Docente do Programa de Pós-Graduação de Ensino da UENP, Prof.ª Simone Lucas.