CEE/PR lança edição comemorativa da Revista Criteria 16/12/2024 - 10:42
Em comemoração aos 60 nos do Conselho Estadual de Educação do Paraná e com vistas a enaltecer a importância histórica da data, o Órgão lançou, durante evento realizado no dia 03 dezembro de 2024, no Palácio Iguaçu, a edição especial da Revista Criteria.
Nela, o leitor encontra mensagens do Governador do Estado, do atual Presidente e de ex-presidentes do CEE/PR, entrevistas com os Secretários Estaduais da Educação Básica e do Ensino Superior e com o Presidente do Sinepe/PR, um breve histórico do Órgão, além de artigos com temas de elevada importância, abordando desafios e caminhos promissores que visam uma educação mais diversificada e conectada às necessidades da sociedade contemporânea.
Os temas são diversos: formação de professores, educação integral em tempo integral, tecnologias educacionais, ética na sociedade tecnológica, educação inclusiva e diversidade, educação a distância e seu papel na aprendizagem, educação profissional técnica e tecnológica, a lei geral das universidades e a reforma do ensino médio.
Segundo o Presidente do CEE/PR, João Carlos Gomes, o Conselho Estadual de Educação, como órgão deliberativo, normativo e consultivo do Estado do Paraná, preocupa-se com uma educação que respeite e celebre as diferenças, promovendo o direito a aprender com a garantia que todos tenham acesso a experiências significativas e equitativas – ideologia corroborada pelo Governo do Paraná e posta em prática pelas instituições de ensino, com orientação da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, conforme entrevistas concedidas à Criteria pelos Secretários daquelas Pastas e pelo Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná.
O Presidente ressaltou, ainda, que neste ano, o Conselho Estadual de Educação celebra não apenas seus 60 anos, mas também o resultado do Ideb, que coloca o Paraná como o estado com a melhor educação do Brasil em todas as etapas da Educação Básica. Junta-se a isso, o fato de o estado possuir a maior capilaridade de instituições de ensino superior, com campi das sete universidades estaduais espalhados pelo território paranaense, e o maior número de mestres e doutores atuantes no interior do estado. Vale destacar que todas com ótimos conceitos atribuídos pelo Ministério da Educação. “É neste contexto que convidamos os leitores a refletirem e se engajarem em discussões e práticas que visam à construção de uma educação mais inclusiva, ética e diversa. Que esta edição inspire novos olhares e ações em prol de um futuro educacional melhor para todos”, afirmou Gomes.